MAPA CONCEITUAL INICIAL
MAPA CONCEITUAL ATUAL
O primeiro passo para responder a pergunta "Como o professor pode utilizar a leitura disponível na web para contribuir na formação leitora com vistas à construção de sentido?" foi dado a partir do mapa conceitual inicial, no qual consideramos apenas a possibilidade da existência de relações entre o leitor, o professor e o ato de ler na web de forma simples. Com o avançar de nossos estudos pudemos aprofundar um pouco sobre essas relações até chegarmos ao que consideramos como a possibilidade de um mapa conceitual adequado ao momento da reflexão acerca do tema do blog. Chamamos apenas de mapa atual e aberto devido ao tempo que tivemos para sua elaboração, mas que não é final e fechado para mudanças, reflexões e contribuições posteriores.
As relações que foram emergindo com o estudo e as reflexões a respeito dos conceitos que destacamos tornaram-se mais complexas e geradoras de novas possibilidades de considerações. O aluno, enquanto leitor, é mediado pelo professor que ao assumir este papel lhe possibilitará entrar em contato com conceitos pertinentes à atividade proposta em aula. Dessa forma, ele estará conduzindo o aluno no caminho de busca de conhecimento, mostrando-lhe o caminho principal enquanto o aluno, diante da web, abrirá as janelas que o hipertexto pode lhe oferecer a respeito do que o professor lhe propôs como atividade. É neste momento que o aluno torna-se autônomo, ele pode buscar o que ainda não sabe através do hipertexto, o que realmente lhe interessa, para que consiga construir sentido. (Visualize e vivencie a possibilidade que o hipertexto oferece para aprofundar o conceito de leitura e construção de sentido no link a seguir: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/perspec.pdf.) Essa dinâmica, parecida com os esquemas mentais que Soares (2002) observa de forma simples e brilhante, é o que vai fazer com que o aluno consiga realizar uma leitura em que acrescente o que ainda não sabe, modifique o que já conhece e assim, transforme um conceito pré-existente simples em um conceito melhor embasado, como o fizemos no decorrer das publicações de nosso blog.
A ideia à qual chegamos nesse momento foi conduzida exatamente como o mapa conceitual que consideramos final neste momento: cheio de ligações que se relacionam que interagem em caminhos de sentido duplo, uma leitura que interfere na construção de um conceito e um conceito que, ao ser lido e entendido, já modifica o próprio ato de ler! Assim esperamos que a proposta para as publicações feitas nesse blog possam ser úteis para quem o acessar, que nossas reflexões possibilitem outras considerações maiores a respeito da leitura na web com vistas à construção de sentido.
Carla Sasset, Rúbia Pinno e Sirley Morello.


Carla, Rúbia e Sirley,
ResponderExcluiro projeto de vocês desenvolve bem a questão de investigação, suas postagens aprofundam e fundamentam o tema. A escrita cuidadosa e os diferentes meios (poesia, imagem, vídeo e texto) qualificam o projeto e revelam o envolvimento do grupo.
O segundo mapa mostra uma grande evolução em relação ao primeiro e destaca alguns conceitos que começam a emergir nessa discussão.
Parabéns pelo trabalho e desejamos que continuem dando seguimento ao blog.
Abraços
Carla e Claudia